segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Firenze - 4 dias

No centro da Itália está Firenze, uma cidade bela, acolhedora e muito famosa pelos edifícios renascentistas financiados pela Igreja Católica ou por famílias nobres, como os Medici. Uma das principais cidades artísticas do mundo, Firenze se consolidou com as pinturas e esculturas de artistas como Michelangelo, Donatello e Botticelli, além de ter escritores como Dante, Petrarca e Maquiavel.


Para conferir tudo isso e ficar impressionada vários foram os pontos de parada.


Na Piazza di San Marco: Museo Archeologico, Galleria dell´Accademia e Spedale degli Innocenti (somente por fora pq estava fechado para organizar um evento para o fim do ano).

**Galleria dell´Accademia: aqui está a obra que consagrou Michelangelo em 1504 e aos 29 anos, a escultura de Davi com 5,2 metros de altura e perfeita. Davi, o herói bíblico que venceu o gigante Golias. 


Na Piazza Del Duomo: o famoso Duomo que é a quarta igreja maior da Europa e o edifício mais alto da cidade, o Batistério e o Portão Leste do Batistério.


O Portão do Paraíso, como dizia Michelangelo, possui dez imagens em relevo com temas biblícos. A Criação de Adão e Eva e o Pecado Original; Caim Mata seu irmão Abel; A Embriaguez de Noé e seu Sacrifício; Abraão e o Sacrifício de Isaac; Esaú e Jacó; José Vendido como Escravo; Moisés Recebe os Dez Mandamentos; A Queda de Jericó; A Batalha com os Filisteus e Salomão e a Rainha de Sabá. Para quem conhece essas histórias entende bem o significado desse Paraíso. 

A Ponte Vecchio é a mais antiga da cidade e foi construída em 1345 e resistiu a Segunda Guerra Mundial. O Rio Arno que em 1966 transbordou e causou muitos danos à cidade. 

A ponte foi projetada por Taddeo Gaddi (aluno de Giotto) e era ocupada por ferreiros e açougueiros que em 1593 foram expulsos pelo Duque Fernando I e substituídos por joalheiros e ourives. 

Perto da Ponte fica o maior museu de arte da Itália, a Uffizi. O museu possui esculturas gregas e romanas expostas nos corredores que formam um U e nas salas ficam as obras dispostas em ordem cronológica da arte florentina, que vai do Gótico, passa pelo Início do Renascimento e vai até o Alto Renascimento. 

Na Piazza della Signoria: aqui era o coração da vida social e política de Firenze e palco do parlamento (reunião pública com os cidadãos convocados para as batalhas), estátuas de imperadores romanos e um replíca da famosa estátua de Davi ilustram o belo cenário. Vale a pena conferir.

Santa Maria Novella possui uma igreja construída entre 1279 e 1357 pelos dominicanos e em seu interior há afrescos como a Santíssima Trindade. Aqui também fica a estação de trem. 

Palazzo Pitti e Jardim de Boboli ficam para a próxima. Não foi possível entrar por conta do tempo e dos contratempos do dia. 

Piazzale Michelangelo proporciona uma visão do alto para a Ponte Vecchio e para o Rio Arno. Um magnífico panorama que pudemos ter a companhia do Belo Casal Miriam e Paulo (depois posto as fotos). 

Fiesole

Na região da Toscana também fica Fiesole, uma cidade harmonica no topo das colinas, entre oliveiras proporcionou uma bela visão da grande Firenze. Por lá encontramos brasileiros e nos inspiramos numa vida MELHOR depois de ter seguido por 8 km de Firenze entre subidas e descidas com o chão pouco aderente e muito estreito. 

Siena

Ainda na região da Toscana, só que agora em um lugar maior, a cidade medieval de Siena, que no início se mostrou sem graça, com pessoas não muito educadas, mas que ao final do dia, ou melhor, na noite se mostrou graciosa e bem humorada. As pessoas saíram de suas casas e foram para as pequenas ruas caminhar, encontrar os amigos e fazer compras. 

A noite foi boa apesar de muito frio. Para compensar o frio de deixar os dedos dos pés duros, a boa conversa e as risadas deixaram o clima mais agradável. 

Conhecemos uma belo par de olhos verdes, a Antonela que muito nos ajudou na ida e na volta. Nos encontramos duas vezes sem ao menos ter combinado, foi engraçado. Agora te esperamos no Brasil, Antonelaaaa!!!

Passamos pela Piazza Del Campo que tem o formato de leque e a Fonte Gaia, onde a água vem de um aqueduto de 500 anos atrás. 

Piazza Del Duomo, San Giovanni e Del Mercato também foram visitadas. Vale a pena a vista do Duomo, dá pra ver do alto a cidade de um ângulo bem interessante. 

Os sabores da região de Firenze

Provar a mortadela, os salames e a porchetta não tem preço. O gelato além de ter outra cor e ser bonito, tem outro gosto e é mais cremoso. Hummmm.....rs. Confira sim!


RM e APM

Nenhum comentário:

Postar um comentário